Google - Contabilidade

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CVM apresenta estudo inédito para apoiar o processo de convergência ao IFRS no Brasil

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresenta ao mercado um estudo inédito sobre as similaridades e diferenças entre as práticas contábeis brasileiras e normas internacionais de contabilidade (IFRS). Elaborado pela Ernst & Young Brasil, com apoio acadêmico da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), o estudo é um marco importante no processo de adoção dos princípios internacionais de contabilidade, ao comparar, de forma detalhada e fundamentada, as normas emitidas pelo International Accounting Standard Board (IASB) com as regras contábeis brasileiras.

O estudo traz comentários detalhados e uma visão mais esclarecedora sobre itens contábeis como é o caso, por exemplo, da norma IAS 39, referente a derivativos e investimentos destinados à negociação e disponíveis para venda que, agora, devem ser marcados a valor de mercado. Já em operações de leasing financeiro, ou seja, contratos com a forma de arrendamento mercantil, mas com características de compra financiada de bens, passou-se a registrar no imobilizado e em financiamentos, tanto pela norma internacional, quanto pelas modificações introduzidas pela Lei n° 11.638. Anteriormente, essas operações eram registradas diretamente como despesa, no momento do pagamento das parcelas de arrendamento.

Para ter acesso ao material acima, visitem o site da CVM (www.cvm.gov.br) no menu "Dados e Publicações CVM", ao lado esquerdo do site. O site também contém outros materiais interessantes, que valem a pena conferir.

Um comentário:

  1. Olá Eduardo,

    Aproveitando seu post sobre convergência ao IFRS no Brasil, estou encaminhando link com mais acordos para evitar a dupla tributação entre países, como exemplo o acordo existente entre Brasil e Espanha.

    http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/acordosinternacionais/AcordosDuplaTrib.htm

    Abraço

    ResponderExcluir

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.