Google - Contabilidade

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

STJ edita dez súmulas sobre matérias tributárias

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou ontem dez novas súmulas sobre matérias tributárias. As súmulas têm a função de consolidar o entendimento da corte sobre determinada questão e servem de orientação para as demais instâncias do Poder Judiciário.

Duas súmulas tratam de ICMS. A 391 diz que o imposto só pode incidir sobre o valor da tarifa de energia elétrica correspondente à demanda de potência efetivamente utilizada, ficando o restante isento. Já a Súmula nº 395 trata da incidência do tributo sobre o valor da venda a prazo que consta em nota fiscal.

Outra súmula editada - a de nº 393 - determina que a exceção de pré-executividade é admissível na execução fiscal relativamente às matérias conhecíveis de ofício e que não demandem o exame de provas. A Súmula nº 394, por sua vez, prevê que é admissível, em embargos à execução, compensar os valores do Imposto de Renda retidos indevidamente na fonte com os valores restituídos e apurados na declaração anual. E a Súmula nº 398 estabelece que a prescrição da ação para pleitear os juros progressivos sobre os saldos de conta vinculada ao FGTS não atinge o fundo de direito, limitando-se às parcelas vencidas. (LC)

Fonte: Valor Online

4 comentários:

  1. Anônimo11/29/2012

    I always used to read paragraph in news papers but now as I
    am a user of web so from now I am using net for articles or reviews, thanks to web.
    Also visit my site ... clean my pc

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/22/2012

    I want to to thank you for this great read!! I absolutely loved every
    little bit of it. I have got you book-marked to look at new things you post…
    Here is my web page fast acne cures

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/22/2012

    I'm not sure why but this site is loading very slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I'll check back later
    on and see if the problem still exists.
    My blog nodular acne

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12/23/2012

    It's awesome to visit this site and reading the views of all colleagues regarding this article, while I am also keen of getting experience.
    My page ; spyware software

    ResponderExcluir

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.